7.3.13

O dia da verdade

Dias há que representam o culminar de um processo, em que, num curto instante, muito outros se condensam... Ontem foi um desses dias. Em duas horas, rodeado de muitas caras conhecidas, espelhos de grandes amizadas conquistadas e nutridas numa terra distante, revisitei dezenas de histórias de vida através das fotografias realizadas para a National Geographic. 

A última semana foi quase em exclusivo dedicada à sua montagem, e envolveu uma grande equipa, sem o auxilio da qual este projecto não teria visto a luz do dia. Rostos presentes na apresentação ao público, mas incógnitos para a maioria. Exemplo cabal de como a empatia é uma poderosa ferramenta relacional, de como acompanhado se consegue ir sempre um pouco mais longe.



Na véspera, a convite da RTP Açores, estive no Telejornal a conversar sobre esta iniciativa. O ambiente de uma transmissão em directo é electrizante!



Mas, ao longo da noite, em conversas múltiplas com os visitantes, conclui algo, que, no íntimo, me reconfortou e deu alento para continuar. Uma das mais marcantes imagens que fiz até hoje, a nível pessoal, ecoou no público:

Retrata o momento em que Catarina, uma menina de 15 meses, ouve pela primeira vez na vida, após uma complexa operação cirúrgica ao ouvido, ao ser-lhe ligado um implante coclear. O olhar intenso, perplexo, assustado, é o de um ser que desperta para uma nova realidade... A reportagem em que se inseriu, publicada em Fevereiro de 2010, teve um efeito que qualquer fotojornalista deseja mas raramente alcança: que as suas imagens façam a diferença. Nas semanas que se seguiram, a equipa médica do Hospital dos Covões, em Coimbra, recebeu dezenas de contactos de pais que, ao tomarem contacto com esta tecnologia, resgataram os filhos de um isolamento quase total e definitivo enquanto surdos-mudos. Foi bom sabê-lo. E saber que uma outra criança, cuja operação acompanhei ao longo de 4 longas horas, está hoje perfeitamente integrada, na creche, na família, nos círculos de amigos que vai desenvolvendo...

Há dias assim. E ainda bem.

3 comentários:

  1. Anónimo7.3.13

    Vi a entrevista em directo na RTP-Açores. O António esteve muito bem, com a simpatia que lhe é habitual. Ainda não visitei a exposição, mas conto fazê-lo durante o fim de semana.

    Gaspar Ávila

    ResponderEliminar
  2. Jeremias Cabral7.3.13

    Parabéns António, não consegui ir a abertura da exposição mas irei visitar a exposição neste fim de semana. Um grande abraço e continuação de boa caminhada como fotojornalista.

    ResponderEliminar
  3. Caro Antonio Campos.
    Fico muito contente por ver o destaque que dás a esta foto, pois tal como te expressei ontem, no final da cerimónia da inauguração, quando eu li a descrição desta foto, esta imagem ficou dotada de uma dimensão do outro mundo. O mundo da emoção.
    Dou-te os meus sinceros parabéns por estes 10 anos com a NG e por nos termos cruzado no mundo da fotografia em 2008, pois sem este contato, acredito que hoje eu não teria a paixão que tenho pela fotografia.
    Que venham mais 10 anos com a NG e muitos sucessos a nível profissional e pessoal.
    Grande abraço.
    Muitos parabéns.

    ResponderEliminar