29.1.15

100


100. Ou cem, como preferirem.

Hoje marca-se o centésimo post neste blog. Simbólico, naturalmente. Impõe-se parar, inspirar três vezes e olhar atrás, rever alguns dos textos e fotos publicados, avaliar, fazer um ponto de situação.

Quando iniciei este projecto, em 2013, respondendo ao desafio do colega Tiago Costa - a quem tenho também a agradecer a programação do blog - sabia que tal só faria sentido se o levasse a sério. Mesmo a sério. Que fosse algo em que investisse tempo, energias e recursos. Impus a mim próprio uma regularidade mínima - um post semanal, ritmo que só muito excepcionalmente quebrei, aquando das viagens mais longas e em que a disponibilidade ou o acesso à net eram de todo inexistentes. Mas a tarefa teve desde logo um outro fim: o de me impor a mim próprio um ritmo de escrita, um diário das minhas errâncias pelo mundo, algo que desenvolvesse esse dom latente que todos temos - o de escrever. E, intencionalmente, tenho escrito o que me vai na alma. Mais do que descrever locais e eventos, tenho procurado transmitir o que sinto, que sensações e emoções me despertam, aliando o texto à fotografia, minha paixão tornada profissão mas que, como qualquer outra paixão, exige ser alimentada com dedicação e cuidado.

Penso que, subjacente a tudo isto, há também uma vontade de registar acontecimentos que, de outra forma, acabariam inexoravelmente por se perder na neblina da memória. A quantidade de informação com que somos constantemente bombardeados, com a permanente estimulação dos sentidos, que nos acicata a alma, tem imensas virtudes - mas a selectividade não é uma delas. Daí o recolhimento que a tarefa de escrever implica ser um bálsamo de abrandamento do cavalgante ritmo quotidiano a que, confesso, amiúde, me sinto quase soçobrar...

Decidi hoje fazer uma tarefa complicada, porque intrinsecamente subjectiva: fazer um TOP 5 dos posts mais significativos e relevantes, na minha óptica. Curiosamente, coincide com 5 países diferentes, 5 realidades díspares mas que, lá no fundo, compartilham e espelham a maravilhosa riqueza que a Humanidade tem para oferecer: Brasil, Bolívia, Polónia, Dubai e Portugal.

Sem uma ordem particular, abaixo elenco os links, lista à qual faltam diversos preferidos, mas que não quis alongar. Se alguém discordar, esteja à vontade de sugerir uma outra selecção, nos comentários :-).

Portugal
http://blog.antonioluiscampos.com/2013/06/eu-e-o-vinho-e-o-meu-avo-e-minha-filha.html

Bolívia
http://blog.antonioluiscampos.com/2014/02/beni-mergulho-num-quotidiano-remoto.html

Dubai
http://blog.antonioluiscampos.com/2014/05/brilho-sombrio.html

Brasil
http://blog.antonioluiscampos.com/2014/02/amazonas-jugular-do-brasil.html

Polónia
http://blog.antonioluiscampos.com/2013/08/um-pais-que-le.html


1 comentário: