9.12.13
Contagem decrescente... 6...
Autópsia | Instituto Nacional de Medicina Legal | Coimbra | Maio de 2007
Morte, crime, mistério, ciência, investigação. Estes e muitos outros ingredientes estariam presentes ao longo do artigo que publiquei em Setembro desse mesmo ano, tendo como pretexto o trabalho, então pioneiro em Portugal, de uma jovem bióloga que se especializava em Entomologia Forense, ramo fortemente em voga com o sucesso de séries como CSI.
Bem, lá no fundo eu tinha uma certa curiosidade em descobrir até que ponto a ficção e a realidade se fundiam. E acabei por constatar que, em grande medida, aquilo que vemos no pequeno écran até é bastante fidedigno, à parte algumas "adaptações", do tipo os testes de ADN demorarem 20 minutos em vez de 48 horas!
Nesta foto fui até ao coração do processo - a sala de autópsias. Onde uma mescla de repulsa e atracção aconteceu. Exercitei a arte de "olhar e não ver" durante uma tarde inteira. Queria fotografar o ambiente em que os médicos legistas se moviam, mas obviamente nunca publicaria uma imagem de um corpo exposto. Consegui não me confrontar com visões capazes de tirar o sono, apesar de um fígado ter passado debaixo do meu nariz e de o som das serras eléctricas ainda hoje me estar gravado na mente.
Foi uma experiência interessante. Não propriamente agradável, mas certamente enriquecedora.
Informação actualizada em:
https://www.facebook.com/events/241003762728596/?fref=ts
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário