7.2.15

Tudo bons rapazes


É já um hábito que, em algumas das viagens Nomad, entre o grupo esteja, para além do líder oficial da viagem, mais um (ou até dois!) bons rapazes. Tal aconteceu-me por duas vezes, tendo participado enquanto "pendura", em registo semi-profissional, e a experiência revelou-se extremamente enriquecedora, para além do prazer da viagem em si mesmo.

Por um lado é uma excelente oportunidade de vermos diferentes formas de trabalhar, posturas perante os grupos e situações que, mais cedo ou mais tarde, acabaremos por experienciar também. Formas de lidar com as culturas locais, sugestões de dicas para rentabilizar orçamentos, truques para tornar  mais expeditos certos procedimentos comuns a qualquer viagem - pagamentos, marcação de horas, negociação de preços, só para enunciar alguns. Por outro, num registo mais pessoal, liberta-nos para outras ocupações relativamente às quais, enquanto líderes, raramente temos disponibilidade (física, temporal ou mental): fotografar, conversar com os locais, sentir a ritmo mais lento o pulsar das culturas ou paisagens que cruzamos!





Assim, na última viagem aos Alpes, tive por companhia o Pedro Gonçalves, um dos fundadores da agência. Que ia com uma tarefa adicional, auto-imposta: captar em vídeo a vivência da capital do alpinismo mundial, Chamonix, a nossa base para a viagem Inverno nos Alpes, que tem lugar no final de Março de cada ano. Ao longo de uma semana, explorámos alguns dos mais icónicos locais da região: o glaciar Mer de Glace, no qual se penetra - literalmente - por uma gruta escavada no gelo; várias das pistas de ski que descem as encostas da mais alta montanha da Europa Ocidental, o Monte Branco; as densas florestas do vale, completamente nuas e de um contraste cru ou os inacreditáveis 3842m de altitude da Aiguille du Midi! Por outro lado, ter um apoio operacional em viagens destas características pode-se revelar inestimável. Desde permitir ao grupo, por exemplo, planos alternativos, conforme motivos de interesse diferentes, até à ajuda em restaurantes, bilheteiras ou hotéis, a companhia adicional é sempre bem-vinda!


Sem comentários:

Enviar um comentário