A última semana foi quase em exclusivo dedicada à sua montagem, e envolveu uma grande equipa, sem o auxilio da qual este projecto não teria visto a luz do dia. Rostos presentes na apresentação ao público, mas incógnitos para a maioria. Exemplo cabal de como a empatia é uma poderosa ferramenta relacional, de como acompanhado se consegue ir sempre um pouco mais longe.
Na véspera, a convite da RTP Açores, estive no Telejornal a conversar sobre esta iniciativa. O ambiente de uma transmissão em directo é electrizante!
Retrata o momento em que Catarina, uma menina de 15 meses, ouve pela primeira vez na vida, após uma complexa operação cirúrgica ao ouvido, ao ser-lhe ligado um implante coclear. O olhar intenso, perplexo, assustado, é o de um ser que desperta para uma nova realidade... A reportagem em que se inseriu, publicada em Fevereiro de 2010, teve um efeito que qualquer fotojornalista deseja mas raramente alcança: que as suas imagens façam a diferença. Nas semanas que se seguiram, a equipa médica do Hospital dos Covões, em Coimbra, recebeu dezenas de contactos de pais que, ao tomarem contacto com esta tecnologia, resgataram os filhos de um isolamento quase total e definitivo enquanto surdos-mudos. Foi bom sabê-lo. E saber que uma outra criança, cuja operação acompanhei ao longo de 4 longas horas, está hoje perfeitamente integrada, na creche, na família, nos círculos de amigos que vai desenvolvendo...
Há dias assim. E ainda bem.
Vi a entrevista em directo na RTP-Açores. O António esteve muito bem, com a simpatia que lhe é habitual. Ainda não visitei a exposição, mas conto fazê-lo durante o fim de semana.
ResponderEliminarGaspar Ávila
Parabéns António, não consegui ir a abertura da exposição mas irei visitar a exposição neste fim de semana. Um grande abraço e continuação de boa caminhada como fotojornalista.
ResponderEliminarCaro Antonio Campos.
ResponderEliminarFico muito contente por ver o destaque que dás a esta foto, pois tal como te expressei ontem, no final da cerimónia da inauguração, quando eu li a descrição desta foto, esta imagem ficou dotada de uma dimensão do outro mundo. O mundo da emoção.
Dou-te os meus sinceros parabéns por estes 10 anos com a NG e por nos termos cruzado no mundo da fotografia em 2008, pois sem este contato, acredito que hoje eu não teria a paixão que tenho pela fotografia.
Que venham mais 10 anos com a NG e muitos sucessos a nível profissional e pessoal.
Grande abraço.
Muitos parabéns.