22.12.13

Costa a costa - Do Pacífico ao Atlântico


América do Sul!
É este o destino que, quando me perguntam para onde quereria viajar se não tivesse quaisquer restrições, eu escolheria. Já lá estive por duas vezes, mas tal é obviamente insuficiente. Portanto, nada melhor que criar um projecto de viagem ambicioso, e juntar 2 locais icónicos no meu imaginário: Andes e Amazónia!

Surgiu há alguns meses a hipótese de aproveitar o facto de estarem dois viajantes de longa data juntos, e um terceiro se juntar (Tiago Costa), ainda com a companhia da Helena Pimentel, que anda a Dar a Volta, para percorrer, da forma possível - maioritariamente de barco, mas também de outros transportes públicos - a Amazónia. Mas não a "Amazónia auto-estrada", do Amazonas. Lá chegaremos, mas através de uma zona mais remota, no sul, partindo de La Paz, na Bolívia e seguindo os rio Beni, Madeira até chegar ao Amazonas, na zona de Manaus. Aí desceremos então em direcção a Belém, no Brasil, o fim da linha.

O objectivo é, durante um mês e ao longo das linhas vitais da floresta amazónica - os rios - vivenciar e documentar, em fotografia, vídeo e texto o quotidiano das populações locais, a sua forma de vida, o que os move, descobrindo como lidam elas com o relativo isolamento, o clima tropical extremos, naquele que é considerado o pulmão da Terra.

Como tal estarei consideravelmente fora do radar ao longo do próximo mês e meio. Actualizarei o blog sempre que possível, mas imagino que tal vá acontecer esporadicamente, dado que, imagino, na Amazónia mais rural a rede wifi não será propriamente comum.

Até breve! Em Fevereiro cá estarei novamente!


3 comentários:

  1. Anónimo6.6.15

    Olá acabei de ouvir no rádio a sua entrevista e fiquei curiosa sobre as imagens capturadas da Amazónia, até porque moro em Portugal atualmente mas nasci em Manaus.
    Um belíssimo trabalho parabéns :)

    Marilene

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Marilene. Gostei de chegar a Manaus, depois de quase 4 dias num barco desde Porto Velho!

      Eliminar