6.10.14

SOBRE | VIVER, estórias por detrás da história

Amazonia | Bastidores do rio Beni from Nomad.pt on Vimeo.

Passaram-se 9 meses sobre o meu regresso de terras sul-americanas, na mais longa e desafiante viagem que fiz até hoje: 6 semanas, 3 países, quase um continente inteiro cruzado de barco.

Com três colegas - Tiago Costa, Inácio Rozeira e Eduardo Madeira - decidimos atravessar a Amazónia por via fluvial, iniciando o percurso no rio Beni, na Bolívia, num troço ao longo de 1000km de um rio pouco percorrido e em que as infra-estruturas eram simplesmente inexistentes.

O nosso objectivo foi documentar, em fotografia, video e texto o quotidiano das gentes comuns do rio. Populações ribeirinhas que lidam, ano após ano, com a força da água, que se engrossam ainda mais na época das chuvas, altura em que nele viajámos, criando uma filigrana de verde e castanho, nas margens, onde os olhos frios dos caimões se escondem, montados em corpos esguios e dinossáuricos.

No próximo Sábado estaremos os quatro no Museu de História Natural e da Ciência de Lisboa, no Principe Real, pelas 15:00, à conversa sobre esta viagem e as experiências que vivemos ao longo de longos dias longe da civilização mas perto de uma Natureza intocada, pura, pujante, onde pessoas comuns (sobre)vivem diariamente a uma realidade dificil de encaixar para quem vem de um outro mundo, onde muitos valores estão cada vez mais em crise e o bem-estar material nem sempre se traduz em felicidade e harmonia emocional...


Estarão, connosco, na palestra e na instalação fotográfica que será inaugurada em simultâneo, personagens fulcrais desta viagem e que me marcaram por diferentes razões: Ilda, a jovem que abandonou a cidade por amor,  Hermes, o caçador de caimões e macacos, Henry, pescador de piranhas, Herman, o patriarca de uma aldeia inteira, Ricardo, o médico de Puerto Cavinas, onde o Alferes Flores comandava o seu micro-exército de recrutas de calções e chinelos de dedo, não esquecendo, claro, Eddy Ocampo, o nosso capitão e responsável por termos chegado a bom porto...

Por tudo isto, aguardo-vos no fim de semana! Até lá!



Sem comentários:

Enviar um comentário