7.12.13

Contagem decrescente... 7...

Falta precisamente uma semana para a inauguração da instalação fotográfica e palestra Uma década com a National Geographic no Museu de História Natural e Ciência de Lisboa, no próximo dia 14, às 16h00. E, para abrir o apetite, começo hoje uma contagem decrescente ao longo da qual publicarei uma foto por dia, acompanhada por algumas notas de bastidores:



Limpa-neves rotativa | Centro de Limpeza de Neve dos Piornos | Serra da Estrela | Fevereiro de 2005

Após 3 dias a calcorrear as estradas mais altas de Portugal sob intenso nevão e temperaturas abaixo dos -10ºC, no Maciço Central da Serra da Estrela, cavalgando impressionantes limpa-neves com 2 motores de 500cv cada (um para a locomoção, outro para o rolo que "come" 1m de neve de cada vez e a expele a dezenas de metros de distância), estive a ponto de desistir e regressar a casa. Impediu-me a distância e a própria neve.   Na manhã seguinte, o esforço compensou. Às 4h00 da manhã saía lentamente dos Piornos até à Torre, o ponto mais alto de Portugal Continental, e apelidar a paisagem de gloriosa não lhe faria juz. O nascer do sol perante um manto de neve imenso e intocado, após uma noite a nevar ininterruptamente, é de uma imponência difícil de descrever.

Nesta foto, publicada no artigo "A Patrulha da Neve" no número de Dezembro de 2005, um jacto de neve voa em direcção ao vazio, sob o olhar vigilante do Cântaro Magro, ícone do montanhismo nacional.

Informação actualizada em:

https://www.facebook.com/events/241003762728596/?fref=ts

1 comentário:

  1. Anónimo18.12.13

    Grande foto, muito bem conseguida! Paisagem fantásica!

    ResponderEliminar