1.3.14

365 dias, 8760h, 525600m, 31536000s


Foi há 365 dias, ou há 8760 horas, 525600 minutos ou 31536000 segundos que este blog nasceu, em pleno Atlântico, na ilha de São Miguel - Açores. Na altura, comemorava também uma outra data, os dez anos como fotógrafo da National Geographic. a propósito da exposição que era  inaugurada em Ponta Delgada em Março no ano passado. Hoje, 60 posts depois, umas quantas centenas de fotos filtradas do arquivo tendo como embalagem divagações em texto, mais ou menos pessoais, é altura de fazer uma pausa e olhar um pouco para trás.

Um dos objectivos iniciais a que me propus foi impor-me uma disciplina semanal que obrigasse a olhar para o trabalho que ia desenvolvendo - a esmagadora maioria dos conteúdos aqui publicados foi produzida durante este ano - com um piscar de olhos ocasional a histórias mais antigas, como a da pequena Catarina ou da minha relação com o vinho. Ao longo dos meses, umas vezes mais inspirado, outras menos, fui mantendo uma regularidade que se tornou parte do meu quotidiano.


Um dos grandes dilemas do fotojornalismo actual é a cada vez menor quantidade de canais de distribuição dos conteúdos produzidos. As revistas e jornais fecham a cada dia, sem que sejam substituídos por novos, tornando-se a internet a opção possível para muito do que se continua a fazer de bom, na maior parte das vezes por iniciativa própria e com um investimento pessoal crescente. E apesar de ter o privilégio de colaborar com um dos poucos que restam e que mantêm espaço para estórias de maior fôlego, a National Geographic Portugal - que a propósito relançou este mês o seu site: www.nationalgeographic.pt - há imensa produção que acabaria por ficar na gaveta, longe dos olhos do público, se este blog não existisse. Além disso recuperou e forçou-me a apurar um gosto de longa data - a escrita - a que não tenho dado a devida atenção desde que a fotografia se tornou a minha paixão e, pouco depois, profissão. Reconheço que é um parto difícil... os artigos que escrevo para a NGM e, em menor medida, os textos para este blog variam do espontâneo ao pensado, maturado e deliberado. E embora o meu foco se mantenha na fotografia, conto investir tempo e dedicação nos textos, de forma a poder transmitir a paixão, a vivência e as emoções que tenho a felicidade de poder experienciar no meu quotidiano enquanto fotógrafo e líder de viagens, tanto em Portugal como no estrangeiro. Conto convosco, e agradeço a companhia ao longo deste primeiro ano. Venha o próximo!


fotos: © Tiago Costa | Pedro Gonçalves

2 comentários:

  1. Começou nos Açores e por cá te vamos acompanhando. Parabéns pelo aniversário. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luís! Certamente continuará a ter histórias do meu arquipélago preferido!

      Eliminar